Localizada em Caxias do Sul (RS) - e com filial em São José dos Campos (SP) -, a TER Brasil investiu, no ano passado, mais de R$ 5,5 milhões em três novos pavilhões e na modernização do parque de máquinas, bem como do laboratório técnico. Para 2025, estão planejados outros R$ 8 milhões em inovação, maquinários e tecnologia para otimizar a produção e reduzir custos, com a a adoção da inteligência artificial (IA) para o gerenciamento das máquinas.
A meta é clara: tornar-se referência no mercado de tomadas de força para o setor automotivo pesado da América Latina, seu carro-chefe, com 50% na composição da receita. Anualmente, a indústria produz 30 mil unidades dessas peças. As demais linhas de produtos são bomba hidráulica e kit hidráulico, com 15% de participação cada, e caixas de transferência, com 20%. A empresa tem destaque na produção de itens voltados a atender caminhões chineses, de grande presença no mercado latino-americano. As exportações representam 6%.
Fundada na Argentina, em 1974, a TER desembarcou no Brasil em 2009 a partir da sociedade do fundador com Hugo Susin, que era importador de equipamentos hidráulicos, e Everton Generoso, atual diretor da operação local. A empresa está presente em nove países da América Latina, atendendo mais de 5 mil clientes, e conta com 30 pontos de distribuição no Brasil. Lidera o segmento de transmissões de força, atendendo linhas pesada, média e leve. O produto é utilizado em implementos rodoviários que exigem movimentação, como basculantes, guindastes e coletores de lixo.