Caxias do Sul 22/11/2024

Empresa caxiense integra iniciativa federal para reduzir consumo de energia elétrica

Trata-se da 1ª companhia de médio porte da Serra a aderir ao Programa de Eficiência Energética do Brasil Mais Produtivo
Produzido por Silvana Toazza, 18/07/2024 às 09:59:59
Empresa caxiense integra iniciativa federal para reduzir consumo de energia elétrica
Empresa fabrica esteiras e transportadores para movimento de cargas em indústrias
Foto: Cobra Correntes, divulgação

A Cobra Correntes, fabricante caxiense de esteiras e transportadores para movimento de cargas em indústrias, é a primeira empresa de médio porte da Serra Gaúcha a participar de Programa de Eficiência Energética do Brasil Mais Produtivo.

A ação é viabilizada com a consultoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e tem o objetivo de identificar pontos de desperdício de energia elétrica e reduzir o consumo em até 10%, amenizando custos, promovendo a educação das equipes internas sobre o uso consciente das fontes de energia e contribuindo com a preservação do meio ambiente.

O contrato com o governo federal foi assinado nesta semana (16 de julho), e a iniciativa contribui para que micro, pequenas e médias empresas industriais identifiquem problemas e implementem soluções inovadoras, aumentando o faturamento e reduzindo custos.


Unindo as iniciais das palavras COrrentes BRAsileiras, a COBRA nasceu há 37 anos em Caxias do Sul

O programa tem duração média de três meses e é dividido em quatro etapas. A primeira fase é a análise tarifária das últimas 12 faturas de energia elétrica. No segundo passo é definido o perfil de consumo desse insumo a partir de medições na empresa. Na terceira fase são apontados os pontos de desperdício de energia elétrica e é apresentado um plano de ação com todas as possibilidades de economia. Por fim, na última etapa, são aplicadas as melhorias acordadas entre a empresa e a equipe do Senai. Para encerrar, são refeitas as medições e avaliado o comparativo entre o status inicial e status final do consumo.

“Fazer parte deste projeto vai ao encontro do nosso planejamento ESG, que contempla fazer um uso mais inteligente dos recursos, criando uma maior consciência ambiental e, é claro, diminuindo os custos”, destaca o diretor da COBRA Correntes, Giovanni Pacheco, acrescentando que nos últimos anos a empresa, que tem 37 anos de mercado, já vem buscando formas de otimizar o consumo de energia elétrica com a implementação de painéis de energia solar.