A Fras-le, seu nome de batismo, comemora nesta semana (precisamente no dia 22 de fevereiro), 70 anos de estrada que a levaram para bem longe: a 125 países, em 65% do mundo. A marca serrana celebra jornada de crescimento rumo ao futuro da mobilidade como uma multinacional brasileira. Rebatizada em 2023 de Frasle Mobility, a empresa é uma potência no mercado de reposição em freios e uma das lideranças mundiais na fabricação de materiais de fricção, com unidades localizadas no Brasil e no exterior.
Fundada no ano de 1954 em Caxias do Sul e controlada desde 1996 pela Randoncorp, a empresa evoluiu ao longo das décadas em seus processos produtivos, na busca constante por soluções mais seguras e sustentáveis. Hoje, é reconhecida como modelo de excelência e competitividade global.
Na visão do COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti, o caminho trilhado pela Fras-le traduz a evolução de uma marca global, com intensos ciclos de expansão vivenciados, sobretudo, nos últimos 10 anos, que projetam um futuro de novas possibilidades de crescimento.
"Ao longo de 70 anos, a companhia tornou-se referência em materiais de fricção, mas foi além, sempre se diferenciando pela inovação e preocupação ambiental, mesmo quando o tema ainda não era uma pauta presente na sociedade. Hoje, a marca é reconhecida como líder em fricção mundial, sempre atenta às demandas dos mercados mais exigentes e às tendências emergentes. Sua postura protagonista se manifestou não apenas em seu processo fabril, mas também na permanente evolução de materiais e na busca constante por soluções mais seguras e sustentáveis", contextualiza.
Internacionalização na rota
Fatos marcantes demonstram a importância e o pioneirismo da marca Fras-le para o ecossistema da mobilidade. A internacionalização foi deflagrada ainda em 1969, com exportações para o Paraguai, expandindo, na sequência, suas operações para toda a América Latina. Posteriormente, estabeleceu-se na América do Norte, Europa e, finalmente, na Ásia.
Atualmente, estende sua influência por 125 países, com a comercialização de seus produtos e atuação das suas equipes de vendas e centros de distribuição espalhados em posições logísticas estratégicas. A marca pioneira é líder nos segmentos de atuação em várias geografias, nos mercados de reposição de autopeças e fornecimento para montadoras. Oferece ao mercado linhas de pastilhas e lonas de freio, para veículos pesados e automóveis, transportes aéreo, metroviário e ferroviário, e produtos para aplicação industrial.
Com o DNA da inovação em sua história, constituiu, há 50 anos, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Francisco Stédile (nome de seu fundador), para impulsionar a criação de produtos inovadores. Mantém um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, integrado por três laboratórios.
Confira vídeo com a história da Fras-le: AQUI