Caxias do Sul 22/11/2024

Duas jornalistas com atuação em Caxias do Sul assumem o comando da ARI Serra Gaúcha

Vania Marta Espeiorin e Juliana Bevilaqua tomam posse nesta terça-feira como presidente e vice-presidente da seccional regional da Associação Riograndense de Imprensa para a gestão 2022-2024
Produzido por Silvana Toazza, 02/05/2022 às 11:10:04
Duas jornalistas com atuação em Caxias do Sul assumem o comando da ARI Serra Gaúcha
Vania e Juliana serão empossadas durante cerimônia na Câmara Municipal de Caxias do Sul
Foto: Andreia Fontana

A Associação Riograndense de Imprensa tem novas caras e vozes na liderança da seccional regional. Com atuação consagrada em Caxias do Sul, as jornalistas Vania Marta Espeiorin e Juliana Bevilaqua assumem a condução da ARI Serra Gaúcha como presidente e vice-presidente, respectivamente. A posse será na noite desta terça-feira (3 de maio), em cerimônia a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

A data escolhida para a posse no prédio do Legislativo (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição) também marca o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. As jornalistas comandarão a entidade de 2022 a 2024, tendo a colaboração de outros 36 profissionais voluntários na chapa.

Vania e Juliana substituem Andreia Fontana, gerente de Jornalismo da RBS Caxias, e Ricardo Dini, CEO da Dinâmica Conteúdo Inteligente. Andreia e Dini permaneceram, respectivamente, na presidência e vice-presidência da ARI Serra Gaúcha no período de 2018 a 2021.

Vania Marta Espeiorin

Vania Marta Espeiorin é graduada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem 43 anos e trabalha na área da comunicação há mais de 23 anos. Mestre em Educação (UCS), também é formada em Pedagogia (UCS), licenciada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS-Caxias, especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCS) e especialista em Assessoria e Gestão da Comunicação (Facel). Desde 2014, é jornalista do quadro de servidores efetivos da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Atualmente, Vania também é docente na Especialização em Alfabetização e Multiletramentos da UCS, no Curso de Auxiliar de Apoio Docente da Faculdade Murialdo (Famur) e na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA). Na pesquisa, participa de grupos que debatem e estudam sobre leitura, escrita, comunicação e educação. Tem experiência de 11 anos na reportagem em jornal impresso diário (Jornal Pioneiro e Folha do Sul) e na plataforma online, com destaque a publicações nas editorias de política, economia e educação.

De fevereiro de 2013 a junho de 2014, a jornalista coordenou a Comunicação da Câmara Municipal de Caxias do Sul. De janeiro a julho de 2017, respondeu pela Secretaria de Governo e pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura caxiense. Natural de Campinas do Sul/RS, Vania viveu a infância e a adolescência em Entre Rios do Sul/RS e reside em Caxias desde 1996. É casada com Denilton Martins Silva, com quem tem uma filha chamada Martina, de um ano e nove meses. Filha dos agricultores Adelir Espeiorin (in memoriam) e Helena Mathiack Espeiorin, é irmã de Vagner Espeiorin e de André Luiz (in memoriam).

Juliana Bevilaqua

Juliana Bevilaqua tem 36 anos e é jornalista formada pela UCS, com especialização em Comunicação Digital. Atua na imprensa caxiense desde 2007. Está no Grupo RBS desde 2013 e, atualmente, é comunicadora na Rádio Gaúcha Serra e repórter no Jornal Pioneiro. Em 15 anos de profissão, recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais como o Prêmio Jornalismo de Investigação em HIV na América Latina e no Caribe para o Brasil, em 2017, e o Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul, em 2019.

Participou de formações no Exterior promovidas por organizações como International Center For Journalists (ICFJ), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação Gabriel García Márquez, Instituto Lincoln e Instituto Prensa y Sociedad (Ipys). Em 2017, selecionada pela Vital Strategies e Bloomberg, acompanhou a Conferência Mundial de Doenças Respiratórias, em Guadalajara, no México.

SAIBA MAIS SOBRE A ARI:

yes A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) foi fundada em 19 de dezembro de 1935, em Porto Alegre, por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como seu primeiro presidente Erico Verissimo. Sem caráter sindical, a entidade reúne profissionais da comunicação, integrando empregados, empregadores e autônomos. Além da valorização de toda a cadeia produtiva da comunicação, a ARI se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão.

yes Na Serra Gaúcha, a ARI estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini, com o apoio de outros 17 profissionais ligados à área de comunicação. A ARI Serra Gaúcha teve até agora quatro presidentes: Juçara Tonet Dini, de 2003 a 2009; Paulo Cancian, de 2010 a 2016; Evandro Fontana, de 2016 a 2018; e Andreia Fontana, de 2018 a 2021.


EQUIPE DA NOVA GESTÃO DA ARI SERRA GAÚCHA – 2022/2024

1. Adriana Antunes

2. Adriana Silva

3. Alessandra Muraro

4. Alex Schneider

5. Andreia Fontana

6. Beverli Rocha

7. Camila Cornutti

8. Eduardo Borile Júnior

9. Cleberson Portella

10. Cristiane Postingher da Fonseca Zanette

11. Fabiana de Lucena

12. Giovana Schmitt

13. Guilherme Fadanelli

14. Janaína Silva

15. Juliana Bevilaqua (vice-presidente)

16. Juliano Flores

17. Julio Soares

18. Lisete Oselame

19. Lisiane Zago

20. Lucas Guarnieri

21. Luciane Modena

22. Maicon Rech

23. Jacob Raul Hoffmann

24. Maria Fortuna

25. Marta Guerra Sfreddo

26. Maurício Fischer Costa

27. Odinha Peregrina

28. Oli Paz

29. Rafaela Daros

30. Fabiano Finco

31. Ricardo Dini

32. Rogério Aver Pizzolato

33. Rogério Portolan

34. Rosa Ana Bisinella

35. Valquiria Vita

36. Vania Marta Espeiorin (presidente)

37. Vera Damian

38. Viviane Somacal

Conselho Superior: Juçara Tonet Dini, Evandro Fontana, Juliano Flores e Andreia Fontana