Caxias do Sul 20/02/2025

Duas indústrias gaúchas engatam parceria para otimizar reciclagem

Sucata metálica é reintroduzida na produção de aço e retorna às linhas fabris
Produzido por Silvana Toazza, 12/02/2025 às 15:42:48
Duas indústrias gaúchas engatam parceria para otimizar reciclagem
Economia circular ganha força empresarial
Foto: Gerdau, divulgação

Dois dos maiores conglomerados gaúchos, a Randoncorp e a Gerdau selam parceria estratégica em economia circular. A primeira é referência em implementos rodoviários. A segunda, maior produtora de aço do país. Com a união de forças, otimizarão a reciclagem de sucata metálica proveniente das operações da caxiense Randoncorp, material que anteriormente era vendido por meio de leilões periódicos.

O novo modelo permite que a sucata metálica seja coletada e transportada à unidade de produção de aços especiais da Gerdau em Charqueadas (RS). Ao chegar na usina, o material será reintroduzido no processo de produção de diversos tipos de aço, que futuramente poderá ser fornecido para a própria Randoncorp, além de outras empresas. A parceria também abrangerá outros resíduos industriais, com o objetivo de reduzir o envio desses materiais para aterros e maximizar seu aproveitamento no processo produtivo.

Com a vigência do contrato, a Randoncorp passa a reciclar 10 mil toneladas de sucata anuais, o que corresponde a um terço do volume gerado em suas unidades no Brasil. Os outros dois terços, cerca de 20 mil toneladas anuais, já são aproveitados nas fundições da companhia. Além de melhorar a eficiência do processo de reciclagem, a parceria estabelece um modelo de referência para a indústria em termos de gestão de resíduos e redução do impacto ambiental.

A saber: a Gerdau e a Randoncorp também são parceiras na Addiante, uma joint venture que atua em serviços de locação de veículos pesados e equipamentos.