O debate a respeito da ocupação e aproveitamento do prédio histórico da Maesa segue pautando a agenda da comunidade caxiense. Nesta terça-feira, dia 12, a partir das 20h, o público está convidado a assistir a um documentário especial produzido sobre o tema, intitulado "Maesa, Plano Ocupação".
A obra foi organizada pelo escritório Vazquez Arquitetos, autor do Plano Geral de Ocupação da Maesa, em conjunto com a Pitaya Filmes. A exibição é aberta ao público e ocorre na Sala de Cinema do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo).
Para a produção do documentário, foram colhidos depoimentos de envolvidos direta ou indiretamente com a antiga Metalúrgica Abramo Eberle S.A., desde ex-funcionários até lideranças comunitárias. Convidados como o escritor José Clemente Pozenato, o senador Paulo Paim, o ex-governador José Ivo Sartori, o prefeito Adiló Didomenico e integrantes da comunidade, atuantes na causa, tecem comentários sobre o prédio.
Os convidados responderam a questionamentos relativos a seu sentimento sobre a Maesa e sua história; seu sonho para o futuro do espaço e sua relação com aquele patrimônio histórico.
Impressões e futuro do projeto
Conforme os idealizadores, o projeto visa a mostrar ao público as diferentes dimensões que o prédio possui. Os organizadores percebem na edificação diferentes dimensões e a necessidade de levar esse entendimento à comunidade.
Na mesma ocasião, após a exibição do documentário, haverá uma rodada de conversas sobre impressões e o desenvolvimento futuro do projeto. Na sequência, serão apresentados quatro trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Comunicação da Faculdade da Serra Gaúcha, versando sobre o tema.
As produções foram selecionadas nas disciplinas de Produção de Conteúdo, Comunicação Visual, Edição de Vídeo e Iluminação, coordenadas pelos professores Felipe Gue Martini, Alexandre Derlam, Camila Cornutti e Giovanni da Rocha.
AGENDE-SE
O QUÊ: Documentário “Maesa, Plano Ocupação”
QUANDO: Terça-feira (12/7), às 20h
ONDE: Sala de Cinema do Centro Cultural Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo)
REALIZAÇÃO: Vazquez Arquitetos e Pitaya Filmes
COLABORAÇÃO: Secretaria Municipal de Cultura e Centro de Comunicação da FSG