Com estreia prevista para 26 de abril, às 19h30, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo, Caxias do Sul), o documentário “Recortes Culturais” já ganha contornos de memória da cidade. A projeção, com duração de 34 minutos, é gratuita e aberta ao público em geral.
Além da história da Paralela Ponto de Cultura, o documentário faz um importante registro de coletivos que promovem outros olhares sobre a realidade no município: a Fluência Casa Hip Hop, a Escola Casa Arapoti/Flor de Ipê, a Feira Ecológica de Caxias do Sul e a Yoga Caxias.
A iniciativa do documentário é da jornalista e produtora cultural Bianca Maria Sganderlla, que decidiu dar visibilidade para as atividades e pessoas que estão nos bastidores dos próprios coletivos e que desenvolvem um importante trabalho social. O documentário divulga esses grupos através de entrevistas com os artistas, protagonistas, educadores ou até mesmo participantes, buscando apresentar suas semelhanças.
Para garantir uma linguagem mais moderna e transversal, Bianca Sganderlla convidou a realizadora audiovisual Sofia Ruwer Vidor para a captação de imagens e edição. As imagens foram captadas no período de 25 de junho a 20 de novembro de 2022. A pós-produção se estendeu até o início de abril de 2023. A captação e edição de som é do DJ e produtor Leonardo Henrique Spindula.
O documentário tem financiamento público do Financiarte, programa da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul. Além do lançamento no dia 26, estão previstas outras duas apresentações em datas e locais a serem definidos.
SOBRE OS COLETIVOS
FLUÊNCIA CASA HIP HOP – Mostra jovens educadores sociais e ativistas políticos e seu trabalho realizado em bairros de periferia localizadas em Caxias do Sul. Destaca a importância da cultura Hip Hop como impulsionadora da cultura e autoestima da população suburbana caxiense.
YOGA CAXIAS - O movimento firmado em 2019 é o idealizador do Yoga Pela Paz, um evento com práticas abertas ao público em comemoração ao Dia Internacional do Yoga.
Yoga Caxias desenvolve eventos abertos ao público (Foto: Divulgação/Documentário)
PARALELA PONTO DE CULTURA - O impacto das atividades culturais que lá ocorrem do ponto de vista de quem as promove e vivencia torna possível reconhecer esse espaço como um local com potencial para a criação de histórias, memórias e conhecimento.
FEIRA ECOLÓGICA DE CAXIAS DO SUL – O destaque é a importância da alimentação saudável, a agricultura familiar e os impactos que isso gera na saúde da comunidade. A aproximação da população caxiense com os produtores locais cria uma nova relação com quem está por trás da venda dos alimentos.
CASA ARAPOTI/FLOR DE IPÊ - A união de pais e mestres que acreditam numa educação diferente da educação convencional culminou na construção do espaço Casa Arapoti, que fechou as portas durante a pandemia. A escola Flor do Ipê deu continuidade à proposta, baseando suas atividades na Pedagogia Waldorf, na educação livre e na importância da participação dos pais na educação de seus filhos.