No próximo domingo, dia 4 de junho, às 18h45, a Zona Norte de Caxias do Sul será contemplada com a apresentação do documentário “Recortes Culturais”. O tempo de projeção é de 34 minutos e a entrada é gratuita e aberta ao público.
O local será na sede da Fluência Casa Hip Hop (Rua Francisco Barbosa Velho, 132, Bairro Santa Fé, Caxias do Sul), um dos cinco coletivos que têm sua história retratada pelo documentário da jornalista e produtora cultural Bianca Maria Sganderlla. A proposta do trabalho é dar visibilidade para as atividades e pessoas que estão nos bastidores de grupos que desenvolvem um importante trabalho social.
Além da a Fluência Casa Hip Hop, a Casa Paralela, a Escola Casa Arapoti/Flor de Ipê, Feira Ecológica de Caxias do Sul e Yoga Caxias integram o documentário.
O roteiro é composto por entrevistas com os artistas, protagonistas, educadores e participantes dos coletivos. A costura entre os diferentes projetos é feita de forma poética através de três pontos destacados por um dos entrevistados: “praticar uma ação altruísta”, “não ter apego aos resultados desta ação” e “promover ações em prol de uma sociedade e meio ambiente mais saudáveis”.
O documentário tem financiamento público do Financiarte, programa da Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.