Dilemas sobre o convívio de classes e a amizade em meio a contextos de intolerância política e social, além de histórias com personagens arrebatadores, marcam o encerramento da temporada de 2022 do projeto Cinema na Estação, em Caxias do Sul.
De quarta-feira (dia 9) a sábado (12), às 19h30min, na Biblioteca Parque, junto ao Largo da Estação, a programação gratuita prevê a exibição de filmes do Chile, Palestina, Austrália e Dinamarca. A realização é da Varsóvia Educação e Cultura, com a curadoria do produtor cultural e cineasta Robinson Cabral.
Na quarta-feira, abrindo a semana, o longa chileno “Machuca” mostra uma sociedade atravessada por diferenças sociais mas que, ao mesmo tempo, busca equacionar estas distâncias com gestos de inclusão.
Chileno "Machuca" abre a última temporada (Foto: Divulgação)
Em “O Grande Chefe”, a atração de quinta-feira, o cultuado e também polêmico diretor dinamarquês Lars Von Trier cria uma história na qual um personagem fictício que controla uma grande empresa de tecnologia precisa ser personificado por um ator.
A amizade de uma vida inteira dilacerada pela guerra é o panorama do filme palestino “Paradise Now”, na sexta-feira. Na história, dois amigos têm como missão um atentado suicida em Tel Aviv e passam o que seria a última noite de suas vidas com a família.
Drama na Palestina enfocado em "Paradise Now" (Foto: Divulgação)
O filme da noite de sábado é o australiano “Shine”. Com atuação premiada de Geoffrey Rush, que ganhou o Oscar de Melhor Ator em 1997 pelo papel, a história baseada em fatos reais revela um pianista cuja capacidade de ser brilhante é perpassada pela relação nada estável com seu pai.
"Shine" encerra a programação de 2022 (Foto: Divulgação)
O projeto Cinema na Estação tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.
PROGRAME-SE
Quarta-feira - 9/11 - 19h30 – Machuca - (Chile)
Quinta-feira - 10/11 - 19h30 – O Grande Chefe (Dinamarca)
Sexta-feira - 11/11 - 19h30 – Paradise Now (Palestina)
Sábado - 12/11 - 19h30 – Shine (Austrália)