Segunda melhor data de vendas para o comércio no ano, só atrás do Natal, o Dia das Mães ficou bem longe do seu potencial neste ano. Mas o resultado, com queda estimada de 35% nos negócios sobre o mesmo período de 2019, foi melhor do que o esperado para o período de crise, analisa a presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Caxias, Idalice Manchini.
Para saber a performance das vendas de presentes na semana que antecedeu o Dia das Mães, a entidade realizou na manhã desta segunda-feira (dia 11) uma pesquisa informal com associados caxienses para verificar o faturamento no período. E apurou esse recuo médio na receita de 35% entre os comerciantes consultados.
"Considerando o cenário de pandemia e restrições à atividade, com as lojas atuando com no máximo 50% da força de trabalho, bem como a impossibilidade de provar itens de vestuário, acho que foi uma queda menor do que projetávamos. Ainda assim, é muito preocupante", avalia.
No que tange ao mês de maio, o resultado deve apontar uma queda ainda mais significativa, já que o Dia das Mães é um chamariz importante e a concentração de compras fica evidente.
"No início de junho, teremos de observar qual foi o desempenho do comércio durante o mês de maio para traçar um panorama mais completo do segmento", destaca a dirigente, que atua no comércio de moda feminina.
A intenção, com esse levantamento informal do Sindilojas Caxias, é fornecer subsídios sobre as perdas do setor, servindo de termômetro para decisões estratégicas.