Aliando sustentabilidade da produção e na receita final, a Cooperativa Nova Aliança investiu R$ 2,7 milhões em energia solar. As usinas fotovoltaicas foram instaladas nas unidades fabris de Farroupilha e em Santana do Livramento para redução de gastos em energia elétrica e preservação do meio ambiente.
Na Linha Jacinto, na cidade serrana, a nova forma de geração de energia entrou em operação em abril. Já em Santana do Livramento, o novo sistema deve estrear em setembro. As novas placas solares devem registrar uma geração de energia capaz de suportar o total de consumo das unidades, gerando uma economia final de 80% do gasto com essa rubrica.
"O foco principal para a instalação das usinas, inicialmente, foi a de economia de energia elétrica. Os custos de geração e suprimento são inferiores aos da energia elétrica convencional. Além disso, tem todo o contexto de benefícios ambientais, uma vez que é classificada como fonte de energia limpa, sustentável e renovável", explica o diretor industrial da Cooperativa Nova Aliança, Jocemar Dalcorno.
As usinas de Linha Jacinto e Santana do Livramento foram as primeiras instaladas, mas há avaliações de implantar a tecnologia em outras unidades da cooperativa. Hoje, a matriz da Nova Aliança, situada em Flores da Cunha, conta com energia do mercado livre, totalmente proveniente de fonte limpa, que também representa um bom custo-benefício.
União de cinco cooperativas
A Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança é fruto da união de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha: a Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul, a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha, e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha.
Hoje, a Nova Aliança conta com mais de 700 associados, distribuídos em três distintas regiões vitivinícolas: Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha Gaúcha.
A Nova Aliança tem uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva integral da América Latina. Desde 2013, a produção de suco e, a partir de 2014, o envase de vinho e de espumante, estão concentrados na sede da cooperativa, em Flores da Cunha.