A Cooperativa Vinícola Garibaldi brinda seus 93 anos nesta segunda-feira, 22 de janeiro, relembrando a trajetória de superação iniciada em 1931. Foi com muita luta e ousadia que transformou-se numa das marcas mais queridas não apenas do público, como atestam as condecorações de Top of Mind, Carrinho Agas e Marcas de Quem Decide, mas também da crítica, como comprovam suas mais de 80 medalhas recebidas em concursos internacionais no ano passado.
São 450 cooperados que perpetuam a filosofia da marca e cultivam 1,2 mil hectares de parreiras de uvas espalhadas por 18 municípios da Serra Gaúcha, sendo a maioria estabelecida em Garibaldi, Santa Tereza, Monte Belo do Sul, Coronel Pilar e Farroupilha. Em 2023, foram envasados, entre sucos, vinhos e espumantes, cerca de 20 milhões de litros. A despeito do clima desfavorável, a expectativa para 2024 é crescer, em volume, entre 7% e 9%.
A cooperativa alcançou a marca recorde de 6,5 milhões de garrafas de espumantes vendidas em 2023. Trata-se do maior volume anual registrado desde a data de sua fundação.
A trajetória da Garibaldi iniciou por meio do esforço coletivo de 73 pequenos produtores com vistas a alcançarem melhores condições de comercialização de suas produções de uva. E, passadas tantas décadas, a percepção de que a união faz a força se confirma e se fortalece dia após dia. Cacho após chacho. Gole após gole.