O comércio de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos pode atender com mão de obra de funcionários em quatro feriados no primeiro semestre do ano. A exceção fica por conta do Dia do Trabalho.
É o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho 2022-2023, válida até 30 de junho. Dessa forma, as lojas dessas cidades podem se organizar para atender os clientes com a presença de funcionários nos feriados de 7 de abril (sexta-feira) - Paixão de Cristo ou Sexta-feira Santa, 21 de abril (sexta-feira) – Tiradentes, 26 de maio (sexta-feira) - Nossa Senhora de Caravaggio e 8 de junho (quinta-feira) - Corpus Christi.
O Carnaval, em 21 de fevereiro, não é considerado feriado. Já no dia 1º de maio (segunda-feira), Dia do Trabalho, o varejo só poderá contar com atendimento dos proprietários se optar por abrir o estabelecimento.
Somente no primeiro semestre
O acordo firmado pelo Sindilojas Caxias, envolvendo as cidades de sua base territorial, com o sindicato laboral, tem validade até 30 de junho, ou seja, a partir de 1º de julho, os feriados estarão na pauta da negociação salarial do varejo:
"Os feriados em dias úteis podem significar uma oportunidade de vendas e trazer impacto positivo para a cidade", declara o presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff.
A saber: para funcionar regularmente, as empresas da categoria, associadas ou não ao Sindilojas Caxias, devem solicitar a autorização à entidade. Nos feriados, os funcionários podem cumprir jornada de trabalho de, no máximo, 6 horas, com prêmio de R$ 149, para Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Pádua e R$ 135 para São Marcos, somente para funcionários sindicalizados. Comerciários não sindicalizados são beneficiados apenas com folga antecipada.