O comércio de Caxias do Sul vai retomando a normalidade desde a última sexta-feira, quando um decreto municipal liberou seu funcionamento, seguindo uma série de regras para o enfrentamento ao coronavírus. Correto? Sim e não.
Sim, porque desde então, de forma progressiva, lojas voltaram a atender com número limitado de funcionários. Outras, como as situadas no Prataviera Shopping, só reabriram as portas nesta quarta-feira (22) pós-feriado.
Não, porque a palavra “normalidade” está bem longe de poder ser empregada ao comércio.
Com as medidas de isolamento social propagadas pelos órgãos de saúde, o cliente continua cauteloso ao sair às compras. E, quando sai, prioriza itens essenciais, como aquisições em supermercados e farmácias, além de serviços em lotéricas e bancos. Mesmo assim, há os que voltam devagar ao varejo de outros setores, mas com limitações impostas pelo momento.
Seguindo as regras de prevenção, algumas lojas e estabelecimentos da área central de Caxias delimitaram na calçada áreas de distanciamento, para que as pessoas não se aproximem demais enquanto aguardam o ingresso (que é limitado) aos locais.
Marcações com cores ou placas com inscrições sugerem o posicionamento do público. É uma ação estratégica, visto que em locais como farmácias e lotéricas havia muita aglomeração no lado de fora nas últimas semanas. Outras medidas que estão sendo adotadas à risca pelo comércio envolvem uso obrigatório de máscaras e de álcool gel, além da desinfecção dos ambientes, superfícies e produtos.
A preocupação com a manutenção do distanciamento necessário mesmo no lado de fora dos estabelecimentos já havia sido levantada pelo site em matéria publicada em 20 de março. Confira aqui: