Caxias do Sul 22/11/2024

Começa a rodar no RS o 1º ônibus rodoviário brasileiro para fretamento movido a GNV

Modelo desenvolvido pela Marcopolo transportará funcionários da Gerdau em Charqueadas
Produzido por redação, 31/05/2021 às 09:42:40
Começa a rodar no RS o 1º ônibus rodoviário brasileiro para fretamento movido a GNV
Foto: Divulgação Marcopolo

O primeiro ônibus rodoviário do Brasil movido a gás natural veicular (GNV) para fretamento começa a circular no Rio Grande do Sul. A Turis Silva, operadora de transporte da região Sul do Brasil, anuncia nesta segunda-feira (31/05), às 14h, no SEST SENAT, o início da operação do veículo inédito na rota de Porto Alegre-Charqueadas, transportando funcionários da unidade de aços especiais da Gerdau localizada em Charqueadas (RS).

O site já havia infomado (leia AQUI) que o modelo chega para suprir a demanda do setor por soluções sustentáveis e redução de custos. Trata-se do resultado da parceria entre a Marcopolo e a Scania.

“No ano passado, já havíamos testado o primeiro veículo 100% elétrico para fretamento. Agora, damos mais um importante passo para termos produtos cada vez mais verdes, antecipando o futuro”, afirma Jaime Silva, fundador e proprietário da Turis Silva Transportes.

A Gerdau comemora a novidade no fretamento de suas equipes:

“Queremos construir, em parceria com nossa cadeia de fornecimento, um futuro mais sustentável, e contribuir com o desenvolvimento da mobilidade urbana a partir da adoção de produtos e soluções inovadoras. Nestes 120 anos de história da Gerdau, sempre consideramos a sustentabilidade um dos eixos centrais do nosso modelo de negócios”, declara Vinicius Moura, gerente-geral de suprimentos da Gerdau.

Para a Marcopolo, o início de operação do novo ônibus é mais uma demonstração do investimento no desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis para preservação ambiental e redução de emissões de gases de efeito estufa, e de soluções que atendam às necessidades específicas dos clientes, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI (Mercado Interno) e Marketing da Marcopolo.

O ônibus Marcopolo Paradiso New G7 1050, com chassi Scania K 320 4x2, de 320 cavalos de potência, desenvolvido para a Turis Silva, tem capacidade para transportar 44 passageiros, em poltronas semileito, e autonomia de cerca de 300 quilômetros. O novo ônibus movido a GNV e/ou biometano recebeu modificações no projeto da carroceria para instalação dos cilindros de gás entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto.