Há 32 anos no ramo supermercadista, o Super Testolin enfileira mais carrinhos em Caxias do Sul, com a abertura de sua segunda unidade, dessa vez no bairro Bela Vista. A abertura ao público será nesta quinta-feira (1º de dezembro), resultado de investimento vitaminado de R$ 4 milhões, com a geração de 40 empregos diretos e mais de 50 indiretos.
A empresa familiar, administrada por Alberto Testolin e as filhas Jéssica Testolin e Angélica Testolin, pretende levar para o novo endereço na Região Leste da cidade a mesma tradição e qualidade dos produtos e serviços que mantém na matriz, na Rua Marechal Floriano, no centro.
Instalada no mesmo endereço do antigo mercado Zampieri, na Rua Conde D’Eu, 1267 (o prédio foi negociado), a nova loja tem área de 1.200 metros quadrados e funcionará de segunda a segunda, das 8h às 20h. Com esse novo investimento, a expectativa da empresa é ampliar o faturamento de 40% a 60%. O estacionamento próprio abrange 60 vagas.
Carro–chefe do Testolin, os serviços de açougue, hortifruti e a padaria e confeitaria seguem em destaque no novo endereço. No primeiro semestre do próximo ano, a nova loja deverá ganhar uma cafeteria localizada no mezanino. A empresa também prepara investimento no digital, com a criação de aplicativo para compras feito com logística própria.
Projeto luminotécnico primou pela valorização de produtos e sensação de bem-estar (foto: Tais Cruz)
O prédio que abriga o Super Testolin do bairro Bela Vista foi 100% revitalizado, num projeto minucioso assinado pela Contextual Arquitetura Contemporânea, executado em parceria com a A3 Estudio Design, enaltecendo conceitos contemporâneos e de sustentabilidade. O pavilhão, que lembra uma edificação industrial, foi revestido com telhas de metal. A fachada é aberta, integrada à paisagem. O ambiente interno privilegia o produto, facilitando a visualização das mercadorias.
Nesse quesito, a iluminação entra como a protagonista, a "cereja do bolo", define Tais Cruz, da A3 Estudio Design. A profissional relata que foram meses de trabalho e que o projeto luminotécnico buscou luminárias e lâmpadas que evidenciem os produtos, sem criar zonas de sombra, ao mesmo tempo em que trazem o aconchego para que o público sinta-se confortável em fazer suas compras.
Portanto, esqueça a ideia de uma iluminação padronizada para todo o supermercado. Em parceria com a Magnani Luz e Energia - que forneceu todos os materiais de iluminação e elétricos para a ampla reforma -, os profissionais envolvidos com o projeto de interiores do novo Super Testolin precisaram buscar soluções diferentes para distintos setores. Ou seja, a luz certa, a tonalidade, a cor, a densidade, a intensidade impactam em cada detalhe do projeto. Entram em cena, então, opções criativas e tecnológicas tão amplas quanto a mente humana especializada alcançar.
Magnani forneceu soluções em iluminação para o Super Testolin (foto: Tais Cruz)
"Precisamos buscar alternativas para valorizar as mercadorias, trazer o conforto visual aos clientes e funcionários sem prejudicar o conceito estético. O ambiente precisa ser vendável. Se a iluminação não for pensada, pode acabar com qualquer projeto", ressaltou Tais, destacando que a Magnani forneceu o suporte técnico e garimpou inúmeras soluções a partir das demandas catalogadas pelos profissionais envolvidos no design.
O know-how de 53 anos em iluminação e materiais elétricos da Magnani foi determinante para que fosse escolhida pelo arrojado projeto do Super Testolin, motivo de honra e orgulho a profissionais como Fabrício Tremea Camargo, consultor técnico de Iluminação da empresa, que trabalhou ao lado da equipe da A3 Estudio Design:
"O maior desafio foi atender à demanda desse supermercado com itens de extrema qualidade e fiéis ao que está especificado no projeto luminotécnico, adequando a excelência dos produtos e a quantidade ao orçamento que o cliente tinha disponível para investir, dentro do prazo de entrega. Temos nesse projeto lâmpadas de alto fluxo, de alto valor agregado, com índice de reprodução de cor 95, o mais próximo do sol na iluminação artificial", expressa Fabrício.
Neuroarquitetura
Tais Cruz, que trabalha há 22 anos com projetos de interiores, também traz à tona o conceito de "neuroarquitetura" para que a luz aconchegante gere conforto e estimule a sensação de bem-estar no consumidor e nas equipes de trabalho.
A opinião é compartilhada por Maximiliano Feldens Magnani, arquiteto e consultor/suporte técnico na Magnani Luz e Energia, salientando que, num mesmo ambiente corporativo, é possível, inclusive, alterar a programação da iluminação ao longo do dia, respeitando o ciclo circadiano e a rotina de trabalho. A automação com cenários e sensores de LED que controlam a iluminação já é uma realidade, com infinitas possibilidades.
"O setor evoluiu muito em termos de opções que oferecem conforto óptico, fluxo luminoso, cores e eficiência energética. Além da tonalidade de luz e da temperatura das lâmpadas, há propostas para todos os acabamentos e estilos, sejam contemporâneos ou clássicos. As gradações dentro da mesma temperatura de cor também são amplas. O público precisa atentar na hora de definir, porque não é todo o tipo de orientação que funciona para todo o tipo de ambiente e de uso. Portanto, a atuação de um profissional nesse caso não só é esclarecedora como evita perda de tempo e erros estratégicos num negócio ou numa moradia", destaca Maximiliano.
Supermercado foi 100% remodelado (foto: Tais Cruz)