A Serra Gaúcha ganha um empreendimento para acolhimento de crianças, adolescente e jovens adultos neurodiversos. Com investimento de R$ 1 milhão, a Casa Terapêutica abre as portas em Caxias do Sul para o atendimento especializado de pessoas com o espectro autista, déficit de atenção e hiperatividade, transtorno opositor desafiador e altas habilidades.
Localizado na área central da cidade, na Rua Pinheiro Machado, 1276, o espaço conta com 200m² e tem capacidade para mil atendimentos por mês. Os trabalhos são integrados por uma equipe interdisciplinar, composta por 100 profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição, enfermagem, pediadria e médica de família, incluindo a terapia de ABA, utilizada para ensinar habilidades no tratamento do autismo. Os ambientes simulam locais domésticos e públicos para a socialização e autonomia dos pacientes. A estrutura ainda oferece cursos de formação e oficinas.
A Casa Terapêutica integra a primeira fase do Complexo Jordani TEA+, que será finalizado em janeiro de 2025, totalizando uma área de 1,3 mil metros quadrados. No edifício, estão previstos a inauguração de consultórios médicos para Terapias Especiais e um andar direcionado ao público adolescente e jovens adultos com altas habilidades. Além disso, outros dois andares serão destinados para cuidados pré-natais e de primeira infância.
A médica psiquiatra e fundadora do Complexo Jordani TEA+, Verônica Jordani, afirma que o ambiente de estimulação multissensorial da Casa Terapêutica é único na região.