POR SILVANA TOAZZA
Usina de inovações, fábrica tecnológica, player de conectividade, vitrine de tendências em mobilidade, sustentabilidade e energia. A Magnani Luz e Energia protagoniza um dos capítulos mais expressivos de sua longeva história de 56 anos. Sua nova sede caxiense chama a atenção de quem circula pela Perimetral Norte, no bairro São José. Com 6 mil metros quadrados em dois pavimentos, quatro vezes o tamanho da unidade anterior, a megastore tem sua noite de gala nesta quinta-feira (18/05), quando recebe quase 400 convidados para a inauguração oficial. O empreendimento já está operando no novo ponto em soft opening (sistema experimental) desde segunda-feira.
A nova Magnani Luz e Energia se transforma na maior empresa do segmento de iluminação e energia do Rio Grande do Sul. Trata-se de um dos maiores empreendimentos abertos no ano na cidade.
Showroom reúne fornecedores líderes de mercado no modelo de atendimento autoassistido
Sonho antigo
Esse robusto projeto representa um sonho antigo do diretor geral da empresa, Paulo Magnani, que agora se concretiza. Por muitos anos, ao circular pelas imediações da sede anterior e identificar um terreno baldio, o executivo imaginava que o espaço seria ideal para construir a nova matriz e abrigar o ritmo de crescimento da Magnani. E aconteceu. Buscou parcerias estratégicas, com a edificação assinada pela CNJ Empreendimentos Imobiliários, de Caxias do Sul, gerida pelo empresário Nelson Lisot e família, e não teve medo de ousar:
“Já enfrentamos momentos de dificuldades, mas quando se gosta do que se faz, se busca um caminho e não se desiste. Minha experiência diz que, ou você cresce, ou você desaparece. É engolido pelo mercado. Ficar do mesmo tamanho é impossível”, salienta o diretor geral, Paulo Magnani, que comanda a empresa ao lado dos irmãos Angélica Magnani e Carlos Magnani, e do sócio Mauro Cendron.
Escada de acesso ao segundo andar prioriza a moldura verde e sustentável
A nova sede prima por práticas sustentáveis e sociais em sintonia com a governança ambiental, social e corporativa (ESG), que vão ao encontro das mudanças de hábito e perfil do consumidor para reduzir o impacto na natureza com ações conscientes, aponta Carlos Magnani, diretor de eficiência energética da Magnani, destacando que o empreendimento já chega com placas de energia solar, seguindo o viés sustentável que está no DNA da empresa.
“O desafio é grande, mas a busca constante por melhores parceiros nos permitiu concretizar esse projeto inovador. Com a união da direção e colaboradores, esse sonho está sendo entregue como um presente a Caxias do Sul”, declara a diretora financeira da empresa, Angélica Magnani.
Luminárias decorativas e lustres ganham espaço especial
Store in store (loja dentro de outra loja)
Por ser um projeto inovador, na dianteira das novas tecnologias, o público ainda está curioso a respeito do que encontrará na nova Magnani. Primeiramente, o empreendimento se distancia do modelo de uma loja tradicional do setor. É um shopping de conexões e conectividade envolvendo material elétrico, iluminação, eficiência energética, energia solar, automação residencial e industrial, mobilidade elétrica, entre outros filões a serem descortinados pela Internet das Coisas e a chegada do 5G.
Com espaços amplos, abertos e interligados, a nova sede chega seguindo o modelo de autosserviço assistido, agregando um amplo showroom de fornecedores no formato de store in store (loja dentro de outra loja), acompanhando tendência dos maiores players internacionais do setor, em parceria com marcas consagradas como WEG, Legrand, Siemens, Stella Iluminação e Osram/Ledvance. São cerca de 30 mil itens à pronta entrega. O modelo de construção utilizado com estruturas de concreto pré-moldadas agilizou o tempo de obra e trouxe eficiência ao projeto. Outra novidade no radar é o nicho de bicicletas e patinetes elétricos.
Recarga de veículos elétricos e conexão de informações
O empreendimento compreende, além de todos os setores e auditório, espaço frontal com estação ultrarrápida de recarga de veículos elétricos. A unidade está preparada para acolher arquitetos, engenheiros e profissionais da área com conexões de informações e treinamentos. Na área externa frontal ao prédio, há mais de 50 vagas próprias de estacionamento aos clientes, além de frota própria e terceirizada da empresa.
A Magnani capitaneia a primeira rota do veículo elétrico no RS, e aposta no avanço rápido da mobilidade sem poluentes. Hoje, a companhia vende por e-commerce, marketplace, televendas. As equipes vão até o cliente, mas se mostrou necessário um espaço físico atraente para apresentar os produtos, um showroom, uma vitrine que traduza o conceito de usina de inovações.
Megastore valoriza a luz natural e garante maior produtividade às equipes
Projeto arquitetônico desafiador
Os arquitetos Maximiliano Feldens Magnani e Cristiane Lisot assinam o minucioso projeto arquitetônico e estrutural, definido como complexo e empolgante.
Responsável por toda a ambientação e distribuição dos espaços, Maximiliano Feldens Magnani classifica esse como sendo o maior desafio profissional na sua carreira de arquiteto e urbanista. Isso porque o novo empreendimento precisou conciliar espaços de fácil comunicação, acessibilidade e produtivos, tanto para os clientes quanto para os funcionários, bem como garantir beleza e notabilidade aos produtos de fornecedores líderes de mercado.
“Foi um grande desafio, são muitos detalhes a serem compreendidos em 6 mil metros quadrados. Envolveu um trabalho complexo para surpreender e unir várias necessidades para construir a nova Magnani”, relata o arquiteto, apostando na entrega de um projeto que facilite a compreensão de novas tecnologias e esteja na dianteira do setor.
A saber: além da matriz em Caxias do Sul, a Magnani Luz e Energia mantém, há 13 anos, uma filial em Torres, que atende todo o Litoral Norte.
Magnani Luz e Energia
O quê: nova sede em Caxias do Sul
Quando: inauguração na noite de 18 de maio de 2023
Área: 6 mil metros quadrados
Localização: Avenida Rubem Bento Alves, 4.188, bairro São José, Perimetral Norte. Distancia-se em poucas quadras da antiga matriz, na mesma via (mas no sentido oposto), considerada estratégica para questões logísticas e de despacho de cargas.
Acesse www.magnani.com.br
Assista aos depoimentos dos sócios:
Angélica Magnani, diretora financeira
Carlos Magnani, diretor de eficiência energética
Mauro Cendron, diretor comercial
Leia também:
MAGNANI lança novo braço de negócios e prepara duas novas estações de recarga no RS