Em meio a um cenário de incertezas provocado pela pandemia, a desvalorização do real frente ao dólar abre oportunidades para empresas brasileiras, como a caxiense Marcopolo.
Caminho promissor esse traduzido em exportações. Isso mesmo: a fabricante de ônibus comemora mais um contrato além fronteiras, dessa vez envolvendo 30 ônibus urbanos Torino à Guatemala.
Os veículos serão entregues no começo de abril e farão o transporte de passageiros da cidade de Santa Catarina Pinula. São equipados com itens de biossegurança da plataforma BioSafe, como pega-mãos em material antibacteriano e dispenser de álcool em gel, para inibir a contaminação por Covid-19. O negócio foi concretizado em parceria com a Volvo pela Centrobus, representante da Marcopolo na América Central.
Essa é a primeira venda das duas empresas para este município guatelmateco, resultado da conquista de uma licitação para a renovação da frota urbana.
Líder em exportações no seu segmento, a Marcopolo já vem de um 2020 aquecido nos negócios internacionais, quando destinou 3.416 carrocerias ao Exterior. E, agora, aposta na retomada efetiva do transporte em âmbito global, afetado pela pandemia
"A Marcopolo fortaleceu sua presença no mercado internacional no ano passado, com uma alta histórica de demanda por modelos urbanos. O mercado latino-americano tem grande representatividade nas exportações do segmento, com vendas para países como Chile, Uruguai e Costa Rica. Na Guatemala, nossa presença já é consolidada na capital e, agora, expandimos esse alcance. Com a retomada, mais renovações são esperadas nesses mercados", avalia André Vidal Armaganijan, diretor de Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo.
Liderança em ônibus urbanos
Para saber: o segmento de ônibus urbanos gerou uma receita líquida total de R$ 1,4 bilhão para a Marcopolo em 2020, sendo R$ 978,9 milhões oriundos do mercado externo.
No Brasil, a participação da Marcopolo no filão de urbanos cresceu 14,8 pontos percentuais em relação a 2019. A companhia manteve a liderança, com 52,7% de participação no mercado nacional no ano passado.