A comunidade de Flores da Cunha e região experimentará uma nova experiência artística, cultural e de entretenimento nos dias 14, 15 e 16 de julho. O Circo Literário invadirá a Avenida 25 de Julho, em frente à Igreja Matriz, com atrações para a família toda. Serão três dias com uma programação intensa e atividades gratuitas que acontecerão das 8h às 21h na quinta-feira, das 8h às 20h na sexta-feira e das 9h30 às 17h no sábado.
O público poderá desfrutar de uma estrutura completa, com pórtico de entrada inflável, quatro tendas, duas bancas de livros adultos e infantis que comercializarão obras com descontos especiais e uma infinidade de atividades que unem a arte do circo à literatura.
A programação inclui recepção com artistas circenses, seis intervenções de teatro do Grupo Ueba Produtos Notáveis; cinco encontros literários com os escritores Antônio Schimeneck, Chiquinho Divilas, Christina Dias, Eleonora Medeiros e Isabel Damian; apresentações artísticas e musicais; contações de histórias; pinturas artísticas e arte em balões.
No sábado pela manhã, haverá oficinas circenses de Pernas de Pau, Clow e Mágica. Durante o período da tarde, o Picadeiro das Artes irá revelar os talentos das oficinas. Também estão programados para a tarde de sábado a participação da Associação dos Artesãos Uniflores e uma exposição de arte de obras de artistas locais com curadoria das artistas plásticas Danielle Guarese e Morgana Capeletti.
A proposta do projeto Circo Literário é unir as artes cênicas e a literatura em um espaço público e gratuito, permitindo a democratização da arte e da cultura a toda comunidade e a todas as idades. O evento deve proporcionar uma experiência única à população florense e da região, ampliando a imaginação e propiciando momentos de lazer e diversão.
São objetivos do projeto motivar o gosto pela leitura, proporcionar contato direto de ações literárias e circenses para a comunidade, estabelecer encontros entre mediadores de leitura e leitores, criar um novo público leitor e estimular o já existente, e valorizar as artes circenses e a cadeia do livro.
O projeto Circo Literário nasceu durante a pandemia a partir de conversas entre os amigos da classe artística e cultural Roger Castro, do Grupo Vivandeiros da Alegria; Jonas Piccoli, do Grupo Ueba; e Guilherme Martinato, da Livraria Do Arco da Velha. O trio idealizou a ideia e a maturou durante um ano e meio até conseguir tirá-la do papel.
Idealizadores do Circo Literário: Guilherme Martinato, Roger Castro e Jonas Piccoli (Foto: Bruna Marques dos Santos)
A Secretaria Municipal da Educação de Flores da Cunha está organizando visitações dos alunos das escolas da rede pública ao evento na quinta-feira e sexta-feira. O projeto Circo Literário tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS).
PROGRAMAÇÃO DO CIRCO LITERÁRIO
14/7 – QUINTA-FEIRA
8h – Recepção com artistas circenses
8h15 – Corda Bamba de Histórias com o Grupo Vivandeiros da Alegria
8h30 – Magia Literária com o escritor Chiquinho Divilas
9h30 – Recepção com artistas circenses
9h45 – Animação cultural com o Grupo Vivandeiros da Alegria
10h – Peça de teatro Fábulas do Sul | Grupo UEBA
13h30 – Recepção com artistas circenses
13h45 – Corda Bamba de Histórias com o Grupo Vivandeiros da Alegria
14h – Magia Literária com a escritora Eleonora Medeiros
15h – Recepção com artistas circenses
15h15 – Animação cultural com o Grupo Vivandeiros da Alegria
15h30 – Peça de teatro O incrível caso do sumiço das letras | Grupo UEBA
18h – Apresentação musical com Ricardo Mabília (acústico)
19h – Recepção com artistas circenses
19h30 – Abertura Oficial do Circo Literário
20h – Peça de teatro As aventuras do fusca a vela | Grupo UEBA
21h – Globo das Artes: Bate-papo com escritores e artistas convidados, com participação da jornalista Danúbia Otobelli e da historiadora Gissely Vailatti
15/07 – SEXTA-FEIRA
8h – Recepção com artistas circenses
8h15 – Corda Bamba de Histórias com o Grupo Vivandeiros da Alegria
8h30 – Magia Literária com o escritor Antônio Schimeneck
9h30 – Recepção com artistas circenses
09h45 – Animação cultural com o Grupo Vivandeiros da Alegria
10h – Peça de teatro Fábulas do Sul | Grupo UEBA
13h30 – Recepção com artistas circenses
13h45 – Corda Bamba de Histórias com o Grupo Vivandeiros da Alegria
14h – Magia Literária com a escritora Christina Dias
15h – Recepção com artistas circenses
15h15 – Animação cultural com o Grupo Vivandeiros da Alegria
16h – Contação cênica de história O aviador de sonhos | Grupo UEBA
18h – Apresentação musical com Felipe Corso e convidados
19h – Recepção Vivandeiros da Alegria
19h15 – Magia Literária com o escritor Chiquinho Divilas e a escritora e intérprete em libras Isabel Damian
20h – Peça de teatro As aventuras do fusca a vela | Grupo UEBA
16/07 – SÁBADO
9h30 às 11h30 – Oficinas circenses: Pernas de Pau, Clown e Mágica
14h às 17h – Participação da Associação dos Artesãos Uniflores
14h às 17h – Exposição de obras de arte com artistas locais: Curadoria das artistas plásticas Danielle Guarese e Morgana Capeletti
14h – Picadeiro das Artes: Apresentação de talentos revelados nas oficinas circenses
15h – Peça de teatro O incrível caso do sumiço das letras | Grupo UEBA
16h – Apresentação musical com Lucas Carpeggiani (trabalho autoral)
16h30 – Apresentação musical com Glayber Souza (trabalho autoral)
17h – Encerramento da Festa Literária com o espetáculo Kababra com o Mágico Vivandeiro Chris Keyne
ATIVIDADES PERMANENTES
Comercialização de livros adultos e infantis
Intervenções circenses e literárias
Pintura artística e arte em balões
Espaço institucional
OFICINAS CIRCENSES
Pernas de Pau
O artista circense se equilibra na corda bamba, busca o riso, fascina o espectador. A oficina de perna de pau (20 participantes) deseja ofertar para adolescentes um maior domínio na consciência corporal, coordenação e equilíbrio. O riso estará na face do participante ao se surpreender com as suas habilidades, aprendendo com o outro e apresentando para todos.
Clow
No circo, o clow é o artista mais acolhedor, um ser cômico que envolve a plateia como o livro deve envolver o leitor, sempre despertando interesse, transformando o nosso cotidiano. Ofertar essa atividade para crianças e adolescentes (30 inscrições) é convite para a alegria do circo, para a mimese da vida, a expressividade e interação.
Mágica
Essa oficina colocará a arte do ilusionismo ao alcance de crianças e adolescentes (30 participantes), oferecendo a possibilidade de compreender uma dinâmica simples que encanta o outro. O mágico oficineiro estabelece uma conexão com o participante da oficina, onde ele mesmo é o grande artista. O inscrito na oficina abrirá seu livro mágico e surpreenderá a plateia.