Com sede em Farroupilha, o Centro Tecnológico Randon está recebendo R$ 16 milhões em investimentos para ampliar a capacidade de testes de segurança e durabilidade de veículos, com redução de prazos e custos. A finalização das obras está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.
A novidade permitirá a validação de sistemas automotivos semiautônomos. O novo ciclo contempla soluções para testes de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor. O centro também ganha mais um laboratório para testes de segurança passiva, testes de ancoragem e fixação dos cintos de segurança, isofix (padrão internacional de fixação de cadeirinhas infantis para automóveis), impacto e resistência de encostos e bancos, além de realizar ensaios de avaliação e proteção aos pedestres.
O laboratório de segurança passiva já está com o prédio construído, agora seguem as etapas de equipar e organizar as operações. A previsão atual é que estreie em maio de 2024, em sintonia com as futuras exigências da legislação brasileira.
O laboratório de segurança passiva já está com o prédio construído (foto: João Bresolin)
A base sísmica (com curvas) do laboratório estrutural foi ampliada em 60% e estão em aquisição novos atuadores, que permitirão a realização de ensaios de durabilidade acelerada multiaxial (vários eixos). Com a utilização de diversos atuadores hidráulicos simultaneamente, será possível simular, de forma ainda mais fiel, as condições reais de utilização dos veículos e seus componentes.
Desta forma, um dos maiores complexos de testes e desenvolvimento veicular da América do Sul acompanha a evolução da mobilidade e as demandas da indústria automotiva. O Centro Tecnológico Randon está preparado para receber todos os tipos de veículos e componentes – motos, automóveis de passeio, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas – em suas instalações, que contam com 15 quilômetros de campo de provas, mais de 20 tipos de pistas e um prédio de 2.200 m², com laboratórios, escritórios de engenharia e administração.