Neste ano de 2022, a Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima celebra 40 anos de sua fundação, tendo sido inaugurada em 23 de outubro de 1982. Cenário de importantes manifestações artísticas e culturais como dança, teatro, música, artes visuais e literatura, a Casa comemora seu aniversário apresentando várias atividades para a comunidade caxiense. Intervenções artísticas de diferentes linguagens ocorrerão em frente ao prédio (situado na Rua Dr. Montaury, 1.333), de 18 (terça-feira) de outubro até o dia 23.
"Numa data tão emblemática como esta, precisamos celebrar a existência deste importante equipamento cultural para a comunidade caxiense. A ideia é aproximar ainda mais o público do espaço por meio de diferentes atividades, lembrando que a Casa é um espaço de todos e suas portas estão sempre abertas", enfatiza a Diretora da Casa da Cultura, Natália Bianchi.
Casa foi inaugurada em 23 de outubro de 1982 (Foto: Divulgação SMC)
A solenidade oficial em comemoração ao aniversário acontecerá no dia 21 de outubro, sexta-feira, a partir das 19h, quando será lançado o selo comemorativo dos 40 anos da Casa. No palco do Teatro Pedro Parenti, haverá o espetáculo "Cia Municipal de Dança e Orquestra Municipal de Sopros convidam Nei Lisboa". Além dessa apresentação, o espetáculo ocorre em mais três sessões, sendo no sábado (dia 22) às 20h e no domingo (23) às 17h e às 20h.
Todas as sessões possuem entrada franca. Porém, é sugerida a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis para cada ingresso, que devem ser entregues no momento da retirada, que ocorre no primeiro andar da Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, ou no dia dos espetáculos, sempre duas horas antes da sessão, conforme disponibilidade.
SOBRE A CASA
A Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima foi inaugurada em 23 de outubro de 1982, abrigando o Teatro Municipal Pedro Parenti, a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim e a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, sendo hoje um dos principais centros culturais do município. Já o Teatro Municipal Pedro Parenti possui uma plateia de 349 lugares e vem sendo palco, desde a sua fundação, para as mais diversas manifestações culturais.
Prédio é um dos principais centros aglutinadores das artes em Caxias do Sul (Foto: Divulgação SMC)