Sem geração de poluente, silencioso e com autonomia para rodar até 250 km com carga completa de bateria. Um modelo de ônibus articulado 100% elétrico está em teste na cidade de Curitiba (Paraná). A novidade, seguindo a tendência de eletrificação na mobilidade, tem a parceria de duas gigantes: a Marcopolo, multinacional caxiense com 53,5% de participação no mercado brasileiro de ônibus, que assina a carroceria Attivi Express, e a BYD (Build Your Dreams), montadora chinesa responsável pelo chassi e maior fabricante de veículos elétricos do mundo.
O modelo BYD D11B tem 22 metros e começou a rodar na capital paranaense na segunda-feira (24/04), sendo que os testes se estendem até 30 de maio. No período, será avaliada a viabilidade técnica e operacional do veículo. A cidade está na dianteira do setor, com o Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba.
Um ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO2 (dióxido de carbono) ao ano, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores. O custo para abastecer um ônibus elétrico com energia elétrica é até 6 vezes menor do que um ônibus a diesel.
A saber: a BYD está instalada no Brasil há nove anos, com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, com capacidade de produzir 2 mil chassis de ônibus elétricos ao ano.