POR MARCOS FERNANDO KIRST
Conforme os fãs ao redor do mundo já andavam desconfiando, Bob Dylan estava mesmo preparando o lançamento de um novo álbum de estúdio, dessa vez, de músicas inéditas. O músico norte-americano anunciou para 19 de junho a estreia de seu novíssimo trabalho, o 39º álbum de estúdio de sua longeva carreira artística, iniciada com seu primeiro disco, em 1962.
Trata-se de “Rough and Rowdy Ways” (algo como “Modos Ásperos e Turbulentos”, em tradução livre), primeiro disco de composições inéditas de Dylan em oito anos. O anterior nesse quesito foi “Tempest”, lançado em 2012. De lá para cá, Dylan enfileirou três trabalhos caracterizados por covers e regravações de músicas tradicionais e populares do cancioneiro norte-americano, sem nenhuma autoral: “Shadows in the Night” (2015), “Fallen Angels” (2016) e “Triplicate” (álbum triplo, de 2017).
Capa do novo álbum
O título do álbum é uma homenagem explícita ao cantor folk norte-americano Jimmie Rodgers (1897 - 1933), considerado o “inventor” do estilo de música country e um dos papas do blues. “My Rough and Rowdy Ways” é o título de uma das composições clássicas de Rodgers, cujo som você pode sentir aqui: My Rough and Rowdy Ways
As pistas de que vinha coisa nova por aí foram sendo largadas no meio do caminho pelo próprio artista, ao liberar a divulgação, nas últimas semanas, de três músicas originais. A julgar pelo aperitivo oferecido em dose tripla, é de se esperar um álbum conceitual mais intimista, flertando com o blues, por parte do cantor. Sente o som delas clicando nos links, nos títulos das canções:
Este site, por meio deste colunista, já antecipava essa possibilidade de lançamento de disco novo de Bob Dylan no horizonte próximo, em matéria publicada em 27 de março. Confira aqui: Bob Dylan emerge da quarentena com nova canção de 17 minutos