POR MARCOS FERNANDO KIRST
Ele tinha 22 anos de idade quando recebeu um convite que qualquer ser humano minimamente lúcido e de posse de suas faculdades mentais, ao redor do planeta, teria dado tudo para ouvir e aceitar: “você quer entrar para os Beatles”? Isso foi lá por agosto de 1962, quando aquela que estava a um passo de se tornar a banda de rock mais famosa do mundo conseguia concretizar o primeiro de muitos sonhos aparentemente impossíveis: entrar em um estúdio profissional e gravar seu primeiro disco.
Pete Best, o baterista original dos Beatles, acabara de ser demitido da banda por não passar no teste de qualidade exigido pelos ouvidos treinados do produtor musical da EMI londrina, George Martin, o que, conforme reza a História, não chegou a gerar saia justa nos outros membros do grupo. John Lennon, Paul McCartney e George Harrison não pensaram duas vezes e “roubaram” Ringo do outro conjunto roqueiro de Liverpool no qual ele então bombava os bumbos: Rory Storm and The Hurricanes.
Ringo trouxe suas baquetas, seu sorriso, seu carisma e sua técnica e os Beatles gravaram o disco “Please, Please Me”, com o qual catapultariam a banda para a estratosfera da fama. Com Ringo a bordo, o homem mais sortudo do mundo.
Esse sortudo, simpático, famoso, rico, competente e genial baterista, nascido Richard Starkey, em Liverpool, em 7 de julho de 1940, completa hoje seus primeiros 80 anos de vida. Esbanjando uma vitalidade invejável, segue gravando discos com faixas próprias e inéditas, que endossam a qualidade de sua fama como músico e compositor de rock.
Ringo-80 com seu beatle-amigo Paul McCartney-78
“Paz e amor” é seu mantra, acompanhado pelo tradicional gesto com os dois dedos da mão em riste, sempre que enxerga uma câmera fotográfica, eternizando o sonho Beatle de que o mundo poderia ser mudado, ou, ao menos, melhorado com boa música e boas intenções.
O octogenário Ringo ainda acredita firme nisso. Alguns de nós, também.
Para celebrar o aniversário do eterno jovem senhor canceriano das baquetas, selecionamos oito de suas músicas (uma para cada década de vida do rapaz de Liverpool), para que você possa sentir o som:
Paz e amor: Ringo e a esposa, a atriz Barbara Bach
Para celebrar o aniversário recém passado de sir Paul McCartney, leia também: HAPPY BIRTHDAY SIR MACCA