Caxias do Sul e região retrocederam no controle à propagação da Covid-19 nos últimos dias, conforme os dados levantados pelo Mapa do Modelo de Distanciamento Controlado do governo gaúcho em sua 19ª rodada. A região da Serra, que passou as últimas seis semanas sob a vigência da bandeira laranja, recuou agora para a vermelha, nos dados preliminares divulgados no final da tarde desta sexta-feira (11 de setembro).
Ao todo, sete regiões do Rio Grande do Sul foram classificadas na bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para a Covid-19), com todas as demais 14, em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). Os indicadores pioraram também nas regiões de Santa Maria, Guaíba, Passo Fundo, que se unem em bandeira vermelha a Porto Alegre, Erechim e Palmeira das Missões.
A prefeitura de Caxias do Sul já anunciou que vai recorrer da decisão por meio da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e tentar reverter para bandeira laranja.
Até o final da tarde de sexta-feira, o município de Caxias do Sul já registrava 116 óbitos devido à Covid-19.
Como já é de praxe, a divulgação das bandeiras definitivas acontece na próxima segunda-feira, dia 14, e entram em vigor na terça, dia 15.
RESUMO DA 19ª RODADA
Regiões que apresentaram piora (4)
LARANJA > VERMELHA
- Santa Maria
- Guaíba
- Passo Fundo
- Caxias do Sul
Regiões que apresentaram melhora (5)
VERMELHA > LARANJA
- Capão da Canoa
- Novo Hamburgo
- Canoas
- Santo Ângelo
- Cruz Alta
Regiões que permanecem iguais (12)
VERMELHA (3)
- Porto Alegre
- Palmeira das Missões
- Erechim
LARANJA (9)
- Taquara
- Santa Cruz do Sul
- Lajeado
- Ijuí
- Santa Rosa
- Uruguaiana
- Pelotas
- Bagé
- Cachoeira do Sul