A formação de público e agentes da cultura audiovisual, com experiência de produção em realidade virtual, é o mote da nova edição do Atelier NAV. Depois de acontecer em 2018 e 2019, a iniciativa chega agora à sua terceira edição. Realizado pelo Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG, o projeto trará a Caxias do Sul, em maio, o cineasta mineiro Cao Guimarães para uma mostra de suas produções, uma oficina e um Master Class.
Entre atividades teóricas e práticas, com previsão de criação de uma produção audiovisual experimental em realidade virtual, a proposta do 3º Atelier NAV também contempla oficinas em escolas municipais com o produtor cultural e audiovisual Breno Dalla Zen. A primeira atividade do projeto será com o artista visual e cineasta Vinícius Guerra denominada “Oficina de Memórias: um híbrido de documentário e artes visuais” e será realizada dia 18 de março. Depois, em abril, a produtora Tula Holderbaum Anagnostopoulos vai coordenar a oficina “Vídeo-cartas: filmes do dia-a-dia”, e o professor Giovanni Rocha trabalha na “Oficina de Realidade Virtual”. Todas as atividades são gratuitas.
Criador com atuações nas artes plásticas e no audiovisual, Cao Guimarães dirigiu, entre outros, os filmes “Ex-Isto”, “Andarilho” e “Alma do Osso”. Seus trabalhos têm projeção e premiações nacionais e internacionais. Esta experiência será dividida com o público caxiense numa Oficina Audiovisual e num Master Class durante o mês de maio.
Cineasta Cao Guimarães ministrará uma Oficina Audiovisual e um Master Class (Foto: Arquivo pessoal)
A oficina será na sede do NAV e o Master Class no Teatro da FSG. A vinda dele a Caxias também inclui a realização de uma mostra de seus trabalhos no cinema, com a exibição de um longa e cinco curtas-metragens. A exibição do longa-metragem terá como complemento um debate com o cineasta em espaço cultural a ser definido. A exibição dos cinco curtas-metragens, em diferentes dias, será realizada em espaço alternativo da FSG. A oficina e o Master Class com Guimarães têm foco na trajetória do realizador e nas questões estéticas dele tanto no cinema quanto nas articulações entre cinema e artes visuais.
O projeto Atelier NAV também prevê, ao final das atividades e oficinas, a realização de um curta-metragem experimental em realidade virtual, uma produção audiovisual experimental utilizando as narrativas propostas nos encontros com os diferentes profissionais, a ser realizada pelos alunos, com orientação da equipe do projeto.
O Projeto Atelier NAV tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.
AGENDE-SE
O quê: Oficina “Memórias: um híbrido de documentário e artes visuais”, com Vinícius Guerra
Quando: 18 de março, das 9h às 18h30min
Onde: Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG, junto à sede da FSG (Rua Os Dezoito do Forte, 2366, Sala A124)
Quanto: Gratuita
Vinicius Guerra abre os trabalhos ministrando oficina (Foto: Jessica Melinda)
O quê: Oficina “Vídeo-cartas: filmes do dia-a-dia”, com Tula Holderbaum Anagnostopoulos
Quando: 1º de abril, das 9h às 18h30min
Onde: Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG, junto à sede da FSG (Rua Os Dezoito do Forte, 2366, Sala A124)
Quanto: Gratuita
O quê: Oficina “Realidade Virtual”, com Giovanni Rocha.
Quando: 15 de abril, das 9h às 18h30min
Onde: Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG, junto à sede da FSG (Rua Os Dezoito do Forte, 2366, Sala A124)
Quanto: Gratuita
Todas as inscrições são feitas pelo site do projeto: www.culturanav.com.br