A fé e a religiosidade são pilares da cultura na Serra Gaúcha. É nesse contexto que o projeto “As Capelas de Forqueta” reúne 14 produções audiovisuais mostrando essas edificações religiosas, suas histórias e particularidades, incluindo depoimentos dos moradores e frequentadores desses espaços.
O material está disponível em um site criado para esta finalidade (confira e acesse no link ao final da matéria). A iniciativa é da Varsóvia Educação e Cultura e Ponto de Cultura Costurando Sonhos.
Forqueta é uma das quatro regiões administrativas de Caxias do Sul (RS), situada a 15 quilômetros da sede administrativa municipal. São Vigílio, São Martinho, Menino Deus, São João, Santos Anjos, São Roque, Nª Srª da Salete, Nª Srª de Loreto, Santo Antônio do Cerro da Glória, São Cristóvão, São Valentin, São José da Linha Feijó, Nª Srª das Graças e São Peregrino são as capelas mostradas na série e que integram a paisagem religiosa, cultural e turística do interior da localidade. Todas as 14 capelas pertencem à jurisdição da Paróquia de Santo Antônio.
Capela de Santo Antônio do Cerro da Glória, com igreja e campanário construídos em madeira no ano de 1901 (Foto: Saimon Fortuna)
Dirigidos por Robinson Cabral, com trilha sonora composta pelo músico Rafael De Boni, imagens de Saimon Fortuna e Breno Dalla Zen e produção de Melissa Piamolini, Elvio Pizzi e Israel Padilha, os vídeos mostram imagens de cada uma das capelas, seus santos e suas características arquitetônicas. O material é entremeado por depoimentos que falam das memórias e das histórias dessas comunidades, seus moradores e suas festas com farta gastronomia.
A produção dos vídeos “As Capelas de Forqueta” faz parte do projeto Forqueta Cultural e é uma realização da Varsóvia Educação e Cultura e do Ponto de Cultura Costurando Sonhos, com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.
Para ver os vídeos, acesse AQUI