Havia uma lacuna impreenchível nas opções turísticas da Serra Gaúcha. Como o Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) fez falta nos últimos quatro anos. Mas agora volta à cena para alegrar crianças e adultos, de Caxias do Sul e de fora dela.
Sim, o UCS Zoo reabriu as portas à visitação pública na manhã de terça-feira, 10 de dezembro, após uma pausa desde 2020, por conta da pandemia. Nos últimos quatro anos, o complexo funcionava apenas com a assistência aos animais e precisou passar por adequações para que a comunidade voltasse a visitá-lo. A iniciativa integra o Pró-Fauna Serra, programa de extensão universitária da UCS com ações dedicadas à educação ambiental e que incentiva o envolvimento da comunidade na preservação dos ecossistemas locais.
"Uma oportunidade de aprendizado", expressou o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, diante de seis turmas de alunos do Cetec (escola de ensino médio e profissionalizante, mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul), convidados a serem os primeiros visitantes.
Tratamento de animais
No "santuário ecológico", foram recebidos animais trazidos pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e outras entidades, resgatados de cativeiros ou vítimas de acidentes ou maus-tratos. Os bichos que chegam feridos ao UCS Zoo passam por tratamento e, quando não for viável sua reinserção na natureza, permanecem morando no espaço.
Como apoio para o custeio do zoológico foi criada a campanha Abrace Nosso Zoo. Por meio dela, será possível realizar contribuições de qualquer valor (clique AQUI). A campanha também permite o apadrinhamento dos 28 recintos que abrigam os animais – duas empresas já confirmaram esse apoio, e terão suas marcas expostas junto aos espaços.
As visitas são gratuitas e ocorrem aos sábados e domingos, das 13h às 18h, para o público em geral; e às terças e quintas-feiras, manhã e tarde, para escolas. Para qualquer tipo de visita é imprescindível realizar um agendamento prévio a partir deste link.