Interditado desde quinta-feira (dia 2) pela Vigilância Sanitária , em função de infrações em leis e decretos para proteção da saúde em tempos de pandemia e por não notificar no prazo casos da doença, o hipermercado Zaffari, instalado na Rua Borges de Medeiros, no Centro da cidade, reabrirá na próxima terça-feira.
O anúncio foi feito pela prefeitura de Caxias na tarde deste sábado, após uma audiência no final da tarde desta sexta-feira (3) entre o secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, e diretores da rede de supermercados.
Os executivos apresentaram o plano de reabertura da unidade, o que garantiu o aval para a volta às atividades na próxima terça-feira. Entre as medidas definidas estão a desinfecção total do hipermercado, o apoio de funcionários de outras filiais da rede que, assim como os contaminados com o vírus, passarão por uma avaliação médica antes de iniciar o trabalho. Além disso, os profissionais positivados ficarão afastados durante o período de 14 dias e também só retornarão às atividades após aval médico.
A Vigilância Sanitária e a Vigilância de Saúde do Trabalhador (Visat) acompanharão a reabertura para verificar se todos os requisitos estão sendo cumpridos.
A saber: De um total de 238 funcionários testados no dia 27 de junho, 25 obtiveram resultado positivo para Covid-19. Antes, outros quatro tiveram a confirmação do contágio por meio do exame RT-PCR. Inicialmente, o prazo de interdição do hipermercado seria de, no mínimo, sete dias, o que não se confirma.