Após duas semanas sem regiões classificadas como risco epidemiológico alto, o mapa preliminar da 25ª semana do Modelo de Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (23/10), voltou a apresentar bandeira vermelha.
De outro lado, as bandeiras amarelas (risco epidemiológico baixo), presentes nas duas últimas rodadas, cederam espaço, novamente, a bandeiras laranjas (risco epidemiológico médio). A região de Caxias do Sul, no entanto, se mantém na bandeira laranja.
As regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo – todas da macrorregião Missioneira, que estavam na bandeira laranja –, registraram piora nos indicadores e voltaram para a bandeira vermelha.
Classificadas em amarelo na 24ª rodada, as regiões de Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões apresentaram piora nos indicadores e passaram, nesta 25ª, para a bandeira laranja.
As outras 15 regiões Covid seguem em bandeira laranja. Na Serra Gaúcha, são 547 óbitos por Covid-19, sendo 164 em Caxias do Sul.
O número de novas hospitalizações confirmadas por Covid-19 acende o alerta. Entre as duas últimas semanas, houve aumento de 21% – de 739 para 897 –, repercutindo na elevação de 13% de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19. O número de óbitos cresceu 11% entre as duas últimas semanas, subindo de 213 para 236.
RESUMO DA 25ª RODADA
Região que apresentaram piora (6):
AMARELA > LARANJA
Bagé
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
LARANJA > VERMELHA
Cruz Alta (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)
Santo Ângelo (em cogestão)
Regiões que permanecem iguais (15)
BANDEIRA LARANJA
Porto Alegre (em cogestão)
Canoas (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Taquara (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Santa Maria (em cogestão)
Guaíba
Lajeado (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Uruguaiana
Região que apresentou melhora (0):
(Nenhuma)