A Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul será comandada interinamente a partir de 2 de janeiro de 2023 pela atual diretora geral da pasta, Magali Quadros. Após dois anos no cargo, desde a posse do secretariado do governo do prefeito Adiló Didomenico, em janeiro de 2021, Aline Zilli deixa a Secretaria para seguir em novos desafios.
"Já estava acordado desde que assumi a Secretaria que estaria à frente da pasta por esse período para a retomada dos trabalhos da cultura e início do governo. Fecho meu ciclo na gestão da Secretaria e agora sigo atuando como parceira da arte e da cultura local. O trabalho feito até aqui terá continuidade com a equipe que agora será liderada pela Magali", disse Aline, atriz à frente do Grupo Teatral Ueba Produtos Notáveis, juntamente com o dramaturgo, escritor e ator Jonas Piccoli.
Durante o período que conduziu a Secretaria da Cultura, Aline, juntamente com a equipe, obteve muitas conquistas, organizou a pasta, realizou a qualificação da gestão, o plano municipal da cultura, escutas ativas de todos os segmentos da cultura e o mapeamento cultural. Sob a gestão de Aline, a Secretaria da Cultura também esteve envolvida juntamente com as demais secretarias no Processo de Manifestação de Interesse para elaboração de estudos em relação ao prédio da Maesa e na revitalização da Estação Férrea, esta última com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, entre diversas outras atividades.
A nova secretária, Magali Quadros, que assume interinamente a partir de 2 de janeiro, já tem conhecimento do processo administrativo da pasta, atuando há vários anos no cenário cultural da cidade. "Será uma transição tranquila e acontece de forma natural. Estou a par de todas as demandas da Secretaria da Cultura e conheço os potenciais e os desafios da pasta e vamos continuar trabalhando em conjunto com todos que atuarão em prol da nossa cultura", comenta Magali, que diz ainda que dará seguimento ao que Aline construiu com o setor.
O prefeito Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris agradeceram a disponibilidade, carinho e atenção e principalmente ao profissionalismo com que Aline Zilli conduziu a Secretaria da Cultura nesses dois anos de governo.
Conheça Magali Quadros, a futura secretária da Cultura de Caxias do Sul
Na área acadêmica, Magali Quadros possui Graduação em Filosofia (UCS - 1984); Especialização em Teatro Contemporâneo (UFRGS - 2001); Mestrado em Turismo (UCS - 2003) e Mestrado em Teatro (UDESC - 2007). Participou de dezenas de espetáculos teatrais como diretora e atriz, figurinista, cenógrafa e produtora cultural. Produziu os livros “Casa da Cultura 30 Anos Irradiando Arte” (2012) e “Chorus: composições e arranjos de Alcides Verza” (2018), ambos escritos pelo jornalista Marcos Fernando Kirst.
Atriz e produtora cultural Magali Quadros dará sequência ao trabalho (Foto: Rogério Pìzzolatto)
Na área de teatro, produziu dezenas de espetáculos, projetos, mostras e festivais. Integra, desde 2005, diversas Comissões de Avaliação e Seleção de projetos culturais, no município de Caxias do Sul. Trabalhou por 11 anos como coordenadora e diretora na Secretaria Municipal da Cultura, exercendo as funções de coordenadora da Unidade de Teatro, diretora da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima e diretora do Departamento de Formação e Promoção Cultural. Integrante do Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias do Sul por diversos anos, representando as áreas de Teatro e Folclore, exercendo a sua presidência no ano de 2019.
Diretora do espetáculo Capuceto Rosso, do Miseri Coloni (2022). Atualmente, participa da Associação Cultural e do Grupo de Teatro Miseri Coloni; integra o Ponto de Cultura Casa das Etnias; é administradora da empresa Magali Quadros Produção e Assessoria Cultural; foi Coordenadora do Caxias em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas, 2005/2015. Diretora cênica e figurinista do Desfile da Festa da Uva 2012/2014 e exercia, até então, a função de diretora geral na Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.