O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani recebeu 60.286 passageiros entre 1º de julho e 30 de setembro de 2022. Trata-se de um aumento de 33,75% no fluxo se comparado ao segundo trimestre do ano, quando cerca de 45 mil pessoas passaram pelo terminal. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (14/10) pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade.
Duas razões explicam a alçada de voo no movimento: a retomada do setor aéreo após a pandemia e o início da operação da Latam no município. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, o incremento na circulação de passageiros é de 75,90%.
Trecho direto entre Caxias do Sul e o Rio de Janeiro
Hoje, o terminal caxiense opera voos das empresas Azul, Gol e Latam. As principais rotas têm como origem e destino o estado de São Paulo, com operações para Campinas e Guarulhos. A partir da próxima terça-feira (18/10), a Gol inaugura trecho direto entre Caxias do Sul e a cidade do Rio de Janeiro, por meio do Aeroporto Santos Dumont, com rota disponível três vezes por semana (às terças, quintas e sábados).
Os horários iniciais divulgados são esses: saída às 11h30 do Rio de Janeiro, com previsão de chegada em Caxias do Sul às 13h25. Já a saída do aeroporto caxiense está planejada para 14h05, com retorno ao Rio às 15h55. Porém, os horários têm previsão de serem alterados a partir de 29 de outubro.
O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani também recebe jatos particulares e voos fretados de cargas e de passageiros. Há operações de transporte médico, delegações de atletas e visitas de autoridades.
Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, 3,9 mil passageiros precisaram pousar e decolar em outros terminais nos últimos três meses, número 34% menor do que o registrado no segundo trimestre de 2022.