Num momento em que o mundo se coloca em luta contra o inimigo invisível, o coronavírus, o papel dos médicos torna-se heroico e vital. Uma responsabilidade que os 45 médicos que se formam nesta sexta-feira, 24 de abril, já carregam junto aos seus diplomas do Curso de Medicina da UCS. É a oficialização do ingresso à profissão, de forma antecipada, já que, com o diploma em mãos, os novos profissionais terão condições de reforçar o exército de saúde para combater à Covid-19.
O cenário antecipou a responsabilidade frente à vida, já que a colação de grau estava prevista para o mês de julho. Mas, como os estudantes já integralizaram a carga horária demandada à formação, aceleraram o processo, com solenidade nesta sexta-feira na modalidade de gabinete, em pequenos grupos, garantindo o distanciamento e todas as medidas de proteção indicadas pelos órgãos de saúde. Os familiares poderão acompanhar o momento na segurança de seus lares, com transmissão online.
"Norteados pelas evidências científicas e pelo juramento que farão, certamente exercerão a profissão na sua plenitude, orientando, tratando e acolhendo os pacientes e as famílias que necessitarem", declara a coordenadora da graduação em Medicina da UCS, Ana Paula Agostini.
A professora reforça que a decisão considerou a conclusão da carga horária obrigatória do curso concomitantemente à necessidade de profissionais de saúde no combate à pandemia, destacando a importância da atuação dos novos médicos no atendimento à população neste momento crítico.