Mais uma ação solidária confirma a importância do envolvimento de empresas, universidades, entidades e poder público na luta para amenizar os efeitos da Covid-19 na saúde e na economia.
Engajada nessa causa, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul recebeu na última sexta-feira 300 litros de solução antisséptica substitutiva ao álcool gel com formulação recomendada pela Organização Mundial da Saúde. A entidade é a responsável pela doação do produto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul.
O insumo foi produzido graças ao auxílio das Empresas Randon, que destinaram à UCS matéria-prima e embalagens para viabilizar a produção de mil litros do produto, como mais uma medida de enfrentamento à pandemia. Dessa forma, a primeira parte da produção resultante da contribuição será entregue às UBSs por intermédio da CIC.
A oficialização da ação ocorreu no Bloco S da UCS com a presença do presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos; do reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava; do coordenador dos Laboratórios P&D da Fras-le, Marcos Soares; do coordenador da diretoria de saúde da CIC Caxias, Ney Ricardo Stedile; e do integrante da campanha “Caxias Contra a Covid-19”, Guilherme Sartor.
O ato também teve representação da equipe que trabalha na produção nos laboratórios da Universidade, por meio do curso de graduação em Farmácia, incluindo a professora Valéria Weiss Angeli, a farmacêutica Caroline Zanchet Mazutti Toniazzo e a técnica dos laboratórios Simone Pereira.
Para compreender: desde março, a UCS se mobiliza com a ajuda de parceiros para ampliar a produção do álcool gel e de solução antisséptica para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus. Interessados em contribuir com reagentes, embalagens e equipamentos podem entrar em contato pelo e-mail farmaciaescola@ucs.br.
Parceria reforçada: as Empresas Randon também são parceiras com a doação de peças na produção do ventilador pulmonar Frank5010, desenvolvido por um grupo de engenheiros voluntários com orientação da UCS e do Hospital Geral, que, após aprovação total, será distribuído ao sistema de saúde da região para o atendimento de urgência e emergência de pacientes da Covid-19.
Leia também:
Empresas Randon entregam peças para a fabricação de 200 ventiladores pulmonares