Elas são inspiradoras, ouviram muitos "nãos", mas não desistiram, e criam trajetórias de sucesso. Por isso, quatro mulheres serão agraciadas na noite de 6 de março com o 19º Mérito Empreendedora conferido pelo Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).
No evento-jantar subirão ao palco as empresárias Marlene Pessuto Baron, na categoria Indústria; Marilete Deitos Alquati, na categoria Comércio; Lola Salles, na categoria Serviços; e Nilva Randon, na categoria Serviço Social.
Com essa homenagem, o Conselho da Empresária da CIC Caxias, que há 25 anos direciona seus esforços para ampliar a participação feminina no meio empresarial, objetiva inspirar a comunidade por meio da história de mulheres que se destacam por sua trajetória empreendedora profissional e de vida.
Conheça as homenageadas:
MARLENE PESSUTO BARON – Categoria Indústria
Após oito anos de experiência na fabricação de biquínis, Marlene Pessuto Baron criou, em 1998, a Di Praia. Com apenas uma costureira, pouco maquinário em um espaço de 48 m², tinha, além de muita criatividade, a vontade de fazer desta marca uma referência no setor de moda praia.
Com a intenção de uma produção mais eficiente e também um local para atendimento ao cliente, inaugurou uma nova sede em 2005, com 250 m², incluindo a unidade de produção e o showroom.
Ao buscar um maior contato com a clientela, a marca começou a produzir a linha de fitness e natação, agregando no portfólio peças que acompanham a mulher em diferentes situações.
MARILETE DEITOS ALQUATI – Categoria Comércio
A vocação para lojista só cresceu e, mesmo após ter feito concurso para a Prefeitura de Caxias do Sul, onde atuou como fiscal até se aposentar, decidiu abrir uma loja no subsolo da casa em que nasceu, no mesmo endereço em que até hoje a Moda Leti está instalada, para atender clientes nos horários livres. Com o tempo, as vendas foram crescendo e a loja passou a ocupar todo o andar de cima da residência.
Também se orgulha de atuar em prol do voluntariado, tendo sido presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul, entidade à qual se dedica com muito amor.
LOLA SALLES – Categoria Serviços
Hollandina Zelinda Bolzani de Salles, ou apenas Lola Salles, 92 anos, é uma das costureiras mais reconhecidas da cidade. Em mais de sete décadas dedicadas à costura, Lola contabiliza a confecção dos trajes oficiais das soberanas das edições de 1994, 1996, 2000, 2004 e 2016 da Festa Nacional da Uva. O primeiro vestido de gala foi confeccionado em 1946, quando Lola tinha apenas 16 anos.
Por volta dessa época, a jovem buscou formação profissional no curso de modelagem no Círculo Operário Caxiense, onde se formou em corte de vestidos em 22 de junho de 1948. No mesmo ano, Lola decidiu abrir o seu próprio estabelecimento, o Atelier Lola Salles.
NILVA THEREZINHA RANDON – Categoria Serviço Social
Em 1966, junto com o marido Raul Anselmo Randon (falecido em 3 de março de 2018), ingressou no Rotary Club Caxias, participando e atuando em eventos organizados pela entidade. Fruto disto, em 1973, as esposas de rotarianos fundaram a Casa da Amizade, composta por esposas de rotarianos que atuavam em ações filantrópicas, tendo sido presidente em 1975. Continua participando dos encontros semanais de trabalho.
Em 1997, integrou o grupo de criação do Banco da Mulher, trabalho de microcrédito totalmente voluntário, tendo sido presidente e vice-presidente. "Enquanto eu tiver a dádiva de ter saúde, continuarei a fazer o que estiver ao meu alcance", costuma dizer Dona Nilva.