A retomada da economia após terem sido contornados os piores efeitos da pandemia evidencia-se em várias frentes. Uma delas é o retorno dos encontros, das confraternizações e da convivência em espaços de integração. Uma das novidades que retorna com força no calendário caxiense é o Sálvia 2021 – Festival da Arte, Cultura e Gastronomia, harmonizando parcerias entre estabelecimentos para valorizar a gastronomia local.
A segunda edição ocorre neste fim de semana (dias 20 e 21 de novembro), na Praça das Feiras, em Caxias do Sul. Quem passar pela área de lazer, no bairro São Pelegrino, vai conferir o melhor de 19 cozinhas, vinícolas e cervejarias que compõem o menu de opções do polo gastronômico da cidade. Tudo ambientado com performances de artistas locais em uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, sendo que 2,8 mil metros quadrados serão cobertos.
Além disso, o público poderá adquirir peças de artesanato do projeto Damas e Tramas e produtos de agroindústrias e agricultores familiares na Quitanda do Sálvia. No sábado, o horário do Sálvia será das 15h às 19h e no domingo, das 11h às 19h. A entrada é gratuita, e o público paga apenas a consumação de alimentos e bebidas em cada expositor. As porções custarão até R$ 40 cada. No sábado, o carro-chefe das cozinhas será “comida de boteco”.
“O Sálvia foi muito bem aceito em 2019, e estamos apostando nele como um importante atrativo turístico para Caxias do Sul. É um evento para todas as tribos e idades, de crianças a adultos. A expectativa é a melhor possível. Estamos bem otimistas”, comemora Lisete Oselame, da Interface Eventos, promotora do evento juntamente com o Sebrae RS e com apoio institucional do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho.
Há dois anos, o Sálvia reuniu cerca de 5 mil pessoas na Praça das Feiras em apenas um dia. Em 2021, retorna ampliado e com a expectativa de que se torne, a cada edição, um grande evento para celebrar os empreendimentos da cidade e atrair moradores de Caxias do Sul e turistas da Serra Gaúcha e de outras regiões. Além dos expositores de comidas e bebidas, o espaço contempla área de alimentação, Espaço Kids com a Rede de Ensino Caminho do Saber e banheiros químicos.
“Nossa expectativa é que, com essa ação, os restaurantes, além de ter faturamento, possam evidenciar a sua marca e que o público conheça e tenha acesso ao que é nosso, ao que é daqui”, salienta o gestor de projetos de Gastronomia do Sebrae na Serra Gaúcha, Gustavo Rech.
Pizza de Doritos da Alameda
Confira as cozinhas:
1. KANDO: combo sálvia (6 uramakis filadélfia, 6 hossomaki salmão, 4 sashimis de salmão, 1 sunomono)
2. ALIGATOR: nhoque ao molho de gorgonzola com filé mignon
3. BRAZZA: vazio com pão de alho e farofa, entrecot e choripan
4. BOAZ: terrinha de chocolate, dadinhos de tapioca e pasta salteada
5. GALETERIA ALVORADA: macarrão com coxa de frango e sagu com creme
6. FAMÍLIA GELAIN: tortéi ao molho de manteiga e sálvia , queijo frito, polenta frita e sagu com creme
7. HAMBURGO: burger USA (pão brioche, carne, queijo, alface, tomate, bacon e maionese)
8. VINÍCOLA ARBUGERI: taça de espumante e de vinho
9. SALUSTIANO: mix de cogumelos paris, shimeji e eringuy, salteados e defumados com
tempero especial e entraña
10. SHELTER: caipirinha com cachaça sagatiba prata, limão e açúcar, chopes e drinks
11. SCHATZ: chope Helles e outros chopes, taça de vinho e de espumante e drinks
12. ALAMEDA: pizza individual de Doritos, pizza Margherita individual, pizza pan fatia e inteira (de queijo ou calabresa)
13. TAPIOCARIA: tapioca arretada recheada com filé em cubos ao molho de gorgonzola, bacon crocante e cebola caramelada e tapiocas doces e salgadas
14. TANNAT: fresh rosé (licor 43, gin, espumante brut rosé, laranja e hibisco), drinks, vinhos e espumantes
15. BOSS: chope pilsen artesanal e outros chopes diversos
16. DONNER: cerveja artesanal, vinhos e espumantes
17. DILETTA: diletinhos de bacon, 4 queijos, calabresa, carne, nozes e chocolate, docinhos e salgadinhos diversos
18. DULCE AMORE: copo da felicidade (brigadeiro preto e branco, ganache de chocolate, bolo de chocolate e lascas de chocolate) + café dulce amore, doces, pães de queijo, chá gelado e cafés
19. PANE & SALUTE: pizza romana de fermentação natural inteira, pizza fatia, brownie, croissant recheado e cookies
Quitanda do Sálvia
O público também poderá levar para casa produtos de pequenos produtores locais na Quitanda do Sálvia, outra novidade desta edição. No espaço, serão comercializados itens como temperos, cogumelos, moranguinhos, queijos e salame, produzidos por associados da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF), mel do Apiário Abelhinha Feliz e pães artesanais da Fábrica Sweez.
Worskhops temáticos
Além das 13 cozinhas e das seis estações de bebidas, o Sálvia 2021 terá, somente no sábado, workshops temáticos no Pátio da Estação, o mais novo point inaugurado junto à Praça das Feiras. É lá onde experts em gastronomia e bebida ministrarão aulas desvendando todos os segredos da boa mesa. De chocolates a azeites, passando por empanadas argentinas, polenta cremosa e vinhos, espumantes e cervejas artesanais, o público vai aprender novas técnicas e degustar quitutes preparados na hora.
Para os workshops, o acesso será permitido conforme a disponibilidade de vagas no horário de cada um, devendo a inscrição ser feita no local, junto à organização. Veja a programação:
Sábado, 20 de novembro
11h: Polenta cremosa com camarão e bacon defumado, com Gabriela Tonolli, da Escola de Gastronomia do Centro Universitário da Serra da Gaúcha (FSG)
14h: Empanadas argentinas, com Charlie Tecchio, da Escola de Gastronomia da UCS
15h: Fondant de chocolate com calda de frutas amarelas e sorvete, com Vanessa Pacheco de Andrade, do Senac.
16h: Azeites extravirgens, com Maria Beatriz Dal Pont, da Amada Cozinha e Azeite Capolivo
17h: Vinhos, espumantes e cervejas artesanais, com Jylson Carvalho, da Boccati, e Leonel Lorensi, da Cervejaria Felsen
Música, dança e contação de histórias
O Sálvia 2021 será embalado por apresentações de artistas locais. A curadoria artística é da produtora cultural Mona Carvalho. Confira:
Sábado, 20 de novembro
15h: Quarteto de Cordas da UCS, piano e solista
16h30: Choro de Balcão
17h30: Fran Duarte Trio
Domingo, 21 de novembro
11h30: Circus Magic Show
11h30: live painting com Gabriel Xè
12h20: Quarteto de Cordas da UCS, piano e solista
13h: Fran Duarte Blues Jasmine
13h: Contações de Histórias Instituto Quindim
14h30: Choro de Balcão e Ballroom
16h: Choro de Balcão
16h40: Ladies and Tramps
16h50: Endança
18h: Fran Duarte e banda
Serviço
O que: Sálvia 2021 – Festival da Arte, Cultura e Gastronomia de Caxias do Sul
Quando: sábado (20), das 15h às 19h, e domingo (21), das 11h às 19h
Onde: Praça das Feiras, bairro São Pelegrino, Caxias do Sul – RS – acesso pela Rua Feijó Jr. E pela Avenida Rio Branco
Quanto: a entrada é gratuita e o público paga somente o que consumir nos expositores