As medidas de contenção ao avanço do coronavírus cancelaram eventos como o Festimalha, transferido para 2021, e inibiram o turismo na Região das Hortênsias. Um dos setores duramente atingidos pelo cenário de cautela é o de malhas, que precisou arregaçar as mangas e reagir para garantir a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos.
Preocupadas com o contexto nebuloso, 16 malharias de Nova Petrópolis uniram suas linhas e lançaram nesta semana o Malhas do Sul, primeiro marketplace de tricô do Sul do Brasil. Trata-se de uma plataforma virtual em que vários fornecedores se inscrevem e comercializam seus produtos.
A novidade entrou no ar com uma previsão audaciosa: movimentar cerca de 20 mil itens nos dois primeiros meses de funcionamento. A intenção é beneficiar essa vital cadeia produtiva da moda, que tem seus grandes polos gaúchos em Nova Petrópolis e Farroupilha, aproveitando o embalo do frio e a tendência crescente de compras virtuais, sem que o cliente saia de casa. A temporada outono-inverno representa 70% do faturamento anual das companhias do setor.
"Estamos entusiasmados por movimentar e aquecer a economia do Rio Grande do Sul. O Malhas do Sul vai facilitar as vendas e garantir a renda de mais de 200 famílias envolvidas nas 16 empresas da nossa região que estão participando da iniciativa", destaca Márcio Kny, proprietário da Mr. KNY, uma das empresas participantes da iniciativa.
O empreendimento digital foi uma alternativa criada para fazer frente ao cancelamento de feiras tradicionais na Região das Hortênsias destinadas à comercialização de peças de malhas. Chega como um novo canal de venda, unindo forças para otimizar os investimentos e garantir maior atratividade no e-commerce. A esperança é de que a chegada do frio compense as perdas dos últimos meses.
"Nosso marketplace funciona como um shopping virtual, no qual o usuário pode ver, em um único site, ofertas e produtos de marcas consagradas no mercado de malhas. Além disso, o cliente terá a facilidade de poder comprar de diferentes empresas, realizar apenas um pagamento e ter a vantagem de receber diferentes produtos em um só frete, ao invés de passar por múltiplos processos de cadastramento, compra e pagamento em variados sites. Para o consumidor, mais praticidade e agilidade. Para o lojista, mais visibilidade e novas possibilidades de vendas, com disponibilidade 24 horas por dia e sete dias por semana", completa Kny.
A gama de produtos oferecidos pelo Malhas do Sul pode ser acessada em www.malhasdosul.com.br.
Confira as empresas participantes da plataforma de vendas virtual:
Malhas Imperial
Mr. KNY
Michele Tricot
Elise Malhas
Nichen Tricot
Tricot Port
Grecy Tricot
DNenê & 10Colados
Malharia Brilhante
Stoarthe Tricot
Sensuél Tricot
Trassus Tricot
Laila Luísa
NLH Malhas
Shirley Malhas
Vira&Mexe
A saber: o Festimalha seria realizado de 7 de maio a 20 de junho, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Mas foi cancelado e transferido para 2021.