Em uma live no começo da noite desta sexta-feira (19/02), o governador Eduardo Leite anunciou 11 regiões em bandeira preta na 42ª rodada do mapa preliminar de distanciamento controlado no Rio Grande do Sul, um recorde que acende o sinal de alerta máximo.
A região de Caxias do Sul, que vinha há semanas em bandeira laranja, também salta para a preta, denotando risco altíssimo de contágio e esgotamento da rede hospitalar por conta da Covid-19. A cidade já contabiliza 433 óbitos pela doença.
Haverá suspensão geral das atividades entre 22h e 5h em todo o RS. Não se trata de toque de recolher. Um decreto a ser publicado neste sábado detalhará melhor as medidas emergenciais de circulação.
O governador afirmou que esse é "o pior momento que estamos vivendo na pandemia" e o "momento é o mais grave". Por conta disso, as restrições de circulação entram em vigor excepcionalmente a partir deste sábado, e não terça-feira, como tradicionalmente, por meio da edição de um decreto extraordinário a ser publicado no Diário Oficial.
As forças de segurança estão mobilizadas para fazer valer o decreto, inibindo aglomerações, disse o governador. Haverá suspensão das aulas presenciais e das cirurgias eletivas na bandeira preta. São 10 regiões em bandeira vermelha (risco alto) nesta rodada do mapa preliminar. Ou seja, 69% da população gaúcha está em bandeira preta e 31% em bandeira vermelha.
As associações ainda podem recorrer das decisões, mas a medida de suspensão geral das atividades entre 22h e 5h já passa a valer neste sábado em todo o RS, inclusive nas regiões de bandeiras vermelhas, como uma "atitude preventiva". As demais restrições entrarão em vigor a partir de terça-feira.
Regiões em bandeira preta
Caxias do Sul
Capão da Canoa
Taquara
Novo Hamburgo
Canoas
Porto Alegre
Palmeira das Missões
Erechim
Passo Fundo
Santa Cruz do Sul
Lajeado
Regiões em bandeira vermelha
Bagé
Ijuí
Pelotas
Santa Rosa
Cachoeira do Sul
Cruz Alta
Guaíba
Santa Maria
Santo Ângelo
Uruguaiana